Mesmo antes do novo coronavírus todo mundo já sabe da importância de higienizar frutas e verduras.
Porém, na hora da limpeza, nem todos sabem exatamente como proceder para que a limpeza seja eficiente.
Pensando nisso, reunimos nesse post algumas dicas para que a higienização seja ainda melhor. Confira!
A não ser que você tenha uma horta em casa, uma coisa é certa: você nunca saberá como foi o trajeto e manuseio das frutas e verduras que acabou de comprar.
No supermercado, os itens ficam expostos às mais diversas sujeiras, vírus, e bactérias.
Afinal, não há como saber se alguém com gripe, por exemplo, ou sem as mãos higienizadas, tocou em algum produto e devolveu para a prateleira.
Por isso, eles devem passar por um processo de higienização em casa, antes de serem guardados.
Higienizar frutas e verduras com cuidado, limpando bem as cascas dos itens com bicarbonato de sódio ou água sanitária, é sempre um bom caminho.
Isso ocorre pois, além de eliminar sujeira, agrotóxicos e pesticidas, também permite remover vírus e bactérias.
A verdade é que, muitos deles são responsáveis por doenças como hepatite, cólera, salmonelose e até o novo coronavírus, por exemplo.
Quando se trata de itens com embalagens, a limpeza deve ser feita como se fosse uma louça comum. Agora, para limpar diretamente as frutas, verduras e legumes, há de se considerar de onde elas vieram.
A presença de barro e sujeiras é garantida, mesmo que em pouca quantidade, já que os alimentos vieram do chão ou de árvores.
Portanto, podem ser lavadas com esponja e detergente para melhor desinfecção. Ah, lembre-se de esfregar todas as partes dos produtos e, depois, enxaguar.
O detergente consegue higienizar frutas e verduras e, ao mesmo tempo, eliminar possíveis vírus e bactérias que estejam nas embalagens. Após a lavagem, basta secar com um pano e organizar os produtos na despensa.
Em tempos de pandemia, já sabemos o quão perigosos são os microorganismos, né? Para esse tipo de limpeza, três etapas são necessárias: lavagem, sanitização e enxágue.
O termo lavar engloba o uso de água e sabão e, além disso, a aplicação de preparações com álcool.
Enquanto isso, higienizar representa a limpeza e a desinfecção. Isso tudo visa reduzir o número de microorganismos que podem ou não causar doenças.
Outra questão bem importante é a atenção com todas as superfícies que entram em contato com os alimentos.
Ou seja, não basta higienizar frutas e verduras apenas, mas todo o ambiente, para ficar sempre livre de poeira, sujeiras e restos de comida
A limpeza das frutas, legumes e verduras evita que sua família entre em contato com insetos e parasitas.
Além disso, elimina bactérias e microrganismos prejudiciais ao corpo humano. Aliás, você sabia que a higienização deve começar antes mesmo de chegar em casa?
É isso aí. Na hora de comprar um hortifruti, os cuidados já começam: verifique se o refrigerador do estabelecimento tem um termômetro para controle de temperatura e se os alimentos estão armazenados sob temperatura recomendada.
Organize-se para que o tempo entre a compra e o armazenamento em casa não passe de duas horas. E mais: em casa, lembre-se que a ventilação é indispensável.
Igualmente, evite que os produtos fiquem em armários fechados, abra as portas pelo menos duas vezes por semana e, se notar a presença de insetos, larvas e carunchos, jogue imediatamente o alimento fora e lave os potes com água e sabão.
Antes de mais nada, embora não seja o campeão mundial de produção agrícola, o Brasil é líder mundial no uso de agrotóxicos.
Diferentemente de outros países, por aqui jogamos agrotóxicos por avião perto de casas, animais, gado, nascentes de rios e córregos, contaminando os alimentos.
Segundo o Ministério da Agricultura, somente em 2020, o Brasil aprovou o registro de 493 agrotóxicos. Foi o maior número de liberações desde o início da série histórica, em 2000.
Com isso, apesar de não eliminar a presença de agrotóxicos e venenos, higienizar frutas e verduras pode limpar os resquícios de venenos presentes na superfície dos alimentos.
Em primeiro lugar, antes de lavar as frutas, legumes e verduras, lave bem as mãos e retire as partes machucadas dos produtos. Depois disso, siga os seguintes passos:
Na água corrente, basta lavar as verduras e as folhas, um de cada vez. Esse tipo de limpeza é ideal realizar imediatamente antes do consumo. Porém, não deve ser a única limpeza, e sim funcionar como uma adicional.
Definitivamente, a água sanitária recomendada é pura, sem outro tipo de alvejante, por conta do risco químico que pode ocorrer durante a higienização.
Para utilizar a água sanitária corretamente para higienizar frutas e verduras, siga os passos abaixo:
Primeiramente, se houver necessidade e tiver partes estragadas e machucadas das frutas mesmo após a lavagem, retire com cuidado e enxágue novamente.
Em seguida, aguarde o alimento secar naturalmente ou use utensílios específicos.
Em outras palavras, o importante é manusear tudo com cuidado, evitando contaminar novamente os produtos que você acabou de limpar, ok?
Em suma, cozinhar é um hábito prazeroso e que exige dedicação, desde a escolha dos ingredientes corretos até a forma para guardá-los.
No entanto, quando o assunto é higienizar frutas e verduras, os cuidados devem ser redobrados.
Por isso, seguir uma rotina de limpeza e tratar com carinho os alimentos é o caminho perfeito para suas receitas serem um sucesso!